domingo, 25 de março de 2012

"Sabadinho Bom" em João Pessoa


Cantora Gabriella Villar do grupo Tom do Samba em apresentação 
no dia 03 de março na Praça Rio Branco, João Pessoa/PB.

     E lá está João Pessoa... "está lá ao Deus dará, na costa da Paraíba (...)", como já disse com tanto amor Herbert Viana e Zé Ramalho, com seu charme único é com saudade que escrevo estas palavras.
     Lá há um projeto denominado "Sabadinho Bom", que acontece durante o mês de janeiro, estendendo-se até final de março, quando então a mudança de estação ocasiona período chuvoso, atrapalhando seu andamento e que de acordo com a programação do site da prefeitura finalizou-se neste último final-de-semana (24/03).
     Entre forrós tecno-bregas e o poderoso funk carioca, eis que num sábado a tarde, a partir do meio-dia, lota-se a praça Rio Branco no centro histórico de João Pessoa onde os pessoenses apreciam apresentações dos clássicos de choro e samba, os quais dispensam comentários sobre sua beleza e qualidade.

     Estivemos lá, Moreno e eu, pela última vez no dia 03 de março, onde se apresentou o grupo Tom do Samba, comprometidos com a preservação do samba de raiz, o quinteto tocou um repertório excelente, que ficou ainda mais encantador com a voz da cantora Gabriella Villar (foto).
   A alegria toma conta de todos os presentes que vão, desde as mais pequeninas crianças aos anciões sambando sem pudor.    
     Por volta das 15h o grupo se despede, mas a festa continua, a maioria dos presentes segue para a Cachaçaria Philipéia, um pequeno estabelecimento que tem como marca sua decoração com artefatos que caracterizam sua nordestinidade, como por exemplo, cordéis, a imagem de Padim Ciço, acordeon e rabeca pendurada na parede. 

     Neste local são servidas as mais deliciosas cachaças paraibanas acompanhadas de frutas típicas como seriguela, caju ou jabuticaba, ainda há a opção de pedir a sua cachaça geladinha para quebrar o ardor da primeira golada.     
     Se a embriaguez começar a te pegar, peça por um caldinho que pode ser de peixe, feijão ou mocotó, prometem te recuperar até a próxima dose.
     Todos esses produtos são vendidos a R$ 2,00 e logo, até quem não samba, já estará arriscando uns passos.
     Samba no pé, conversa fiada e o fim da tarde cai pintando o céu de rubro, logo você poderá ver estrelas. Isso mesmo, estrelas!!! Paulistana que sou, carente de estrelas, poder avistá-las no centro da cidade de uma capital é quase um milagre que me emociona.
     Quem vai a João Pessoa/PB está fixo na ideia de visitar praias paradisíacas e isso é verdade, mas se quiser chegar mais perto desse povo, visitar a Praça Rio Branco e a Cachaçaria Philipéia é uma experiência um tanto peculiar, a qual eu recomendo.
     E aqui fica mais uma " (...)história pra contar, nas quais se conta o que se sente (...)"
      
     
     
   

3 comentários:

  1. Participei da apresentação nesse dia, seria possível você disponibilizar outras fotos? Ah, amanhã estarei lá novamente juntamente com um grupo de choro de Campina Grande, apareça. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jefferson!! Adoraria ter ido na apresentação de sábado, mas infelizmente já estou de volta a São Paulo. Você pode conferir mais fotos no flickr do meu namorado, o fotógrafo Moreno Dantas http://www.flickr.com/photos/morenodantas/, ou se preferir podemos enviar outras no seu e-mail, basta me disponibilizar seu endereço eletrônico.

      Abraços!!

      Excluir
    2. Ah que bacana! Só vi agora essa matéria, que legal, adorei!!! Obrigada mesmo!

      Beijos...

      Gabriella Villar

      Excluir