quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Chelonias ou Testudines ( Tartarugas, Jabutis e Cágados)

Acasalamento de jabutis

Os Quelônios são os répteis mais antigos e evoluiram pouco com a passar dos 200 milhões de anos, habitam regiões tropicais e temperadas e diferenciam-se dos outros répteis principalmente pela presença do casco embutido no esqueleto, que permite ao animal esconder-se por completo dentro dele.
São divididos em duas subordens: Cryptodira, são os que conseguem guardar a cabeça no casco em um só movimento e Pleurodira, que colocam a cabeça dentro do casco através de movimentos laterais.
Normalmente as pessoas tendem a chamar todos esses animais de "tartaruga", mas diferenças anatômicas, fisiológicas e de habitats entre as famílias:
- Cágados pertencem a subordem Pleurodira, são semi-aquáticas, possuem pés com membranas para nadar e dedos com garras para sair do rio e cavar os ninhos e possuem o casco achatado.
- Jabutis: são Cryptodira, com casco arredondado e essencialmente terrestres, possuem dedos com garras e patas troncudas para sustentar o tronco pesado.
- Tartarugas de água doce: Cryptodira, casco achatado e semi-aquáticas.
- Tartarugas marinhas: Cryptodira, patas traseiras semelhantes a remos, casco achatado e curto na região anterior, vivem nos oceanos.
Todas são ovíparas e colocam seus ovos no ambiente terrestre em covas cavadas pelas fêmeas, a quantidade de ovos varia entre as espécies.
A determinação do sexo dos filhotes de quelônios na maioria das espécies é definido pela temperatura do ninho, se o grau de calor for alto os filhotes serão fêmeas e se for baixo serão machos.
O casco é formado por duas partes: a superior, denominada carapaça e a inferior, o plastrão, juntas formam uma camada óssea externa de placas ásperas e as costelas e colunas são fundidas a carapaça.
Os pulmões são grandes e estão ligados a carapaça por isso é um prática perigosa para esses animais quando pessoas sobem em cima dos jabutis, pois tanto a inalação quanto a expiração requerem atividade muscular, logo essa compressão em cima da carapaça pode comprometer a atividade respiratória do animal.


4 comentários: