domingo, 9 de janeiro de 2011

Fortaleza

Dia 25/12, ora de partir!! Mochila nas costas e pé na estrada, aliás em falar em mochila, estou a cada viagem mais orgulhosa da minha, depois de tanto penar com peso extra nas costas, finalmente consegui me livrar do desnecessário!!

Vista da capital cearense da janela do apartamento no flat.

Fortaleza é capital com forma de capital: praias urbanas sujas, prostituição, pobreza, um mar da cor azul turquesa e para começar um baião de dois com bastante pimenta.
Fiquei hospedada no flat Brasil Tropical (http://www.brasiltropical.com.br/), simples e aconchegante, localizado  na praia de Meirelles, uma quadra da praia e apartamento com vista para o mar.
O cronograma dessa viagem foi: Prainha, Canoa Quebrada, Beach Park, Cumbuco, Jericoacoara, Morro Branco e Praia das Fontes.
No domingo dia 26/12 fomos a Prainha, localizada nos arredores do Beach Parque é uma praia bonita, nada de especial, talvez a enorme quantidade de turistas que a visitam nesta época do ano ofusquem a beleza natural do lugar, mas com o pézinho na areia e uma cerveja gelada na mão é o suficiente para me fazer feliz.

Canoa Quebrada

Dia 27/12 foi dia de Canoa Quebrada, tão reverênciada e indicação obrigatória por todos que conversei antes de viajar, mas infelizmente minhas impressões foram as mesmas descritas sobre a Prainha.

Insano, no Beach Park, possui 41m de altura e
 seu corpo chega a atingir 105km/h

Terça-feira, e tcharamm: Beach Park(http://www.beachpark.com.br/), fiz diversas objeções a este passeio, principalmente pelo alto preço do ingresso (R$120,00) e também por já ter ido nos parques aquáticos de São Paulo e Porto Seguro, porém aquele é muito diferente destes e confesso ter adorado despencar de todos aqueles toboáguas!!!
Bom, Tia Lila já diz que eu sou a cagona mais corajosa que ela conhece, para ir no parque aquático eu preciso vencer a hidrofobia e a claustrofobia, algo que as vezes torna-se vexatório, pois imaginem um ser parado em frente a entrada do toboágua olhando e pensando no que pode me ocorrer no caminho, pedindo para as pessoas passarem na sua frente, dando vários indícios de que vai desistir, mas depois de uns 10 minutos resolve ir!!! BIZARRO!!!
Foi em todos os mais radicais, mas não pensem que me arrisquei neste da foto, o Insano. Tive uma experiência com um brinquedo parecido com este, mas com menos altura no Paradise Water Park em Porto Seguro, a qual não me agradou, então optei por não sentir tamanha emoção novamente, porque uma medrosa convicta, mas aventureira tem em sua mente que deve enfrentar pelo menos uma vez na vida o que te aflinge.
Enfim,acredito ser este parada obrigatória àqueles que visitarem Fortaleza!

Passeio de bug em Cumbuco

Dia de Cumbuco (29/12), a praia mais bonita que avistei até esse momento da viagem. Curti a praia e fiz um passeio de bug (R$35,00 por pessoa) de 1h10m com muita emoção nas dunas, vistas paradisíacas e uma parada para o tradicional skibunda por R$ 5,00.

Parque Nacional de Jericoacoara - Ceará/Brasil (Tudo Nosso!!)

Dia 30/12 e a renovação da alma, viajamos 317 km num bate volta insano, mas altamente imperdível: Jericoacoara (http://www.portaljericoacoara.com.br/).
Há uma estrada boa que liga Fortaleza a Jijoca de Jericoacoara, a partir deste ponto é necessário alugar uma 4x4 para adentrar no Parque Nacional.
Como tempo era curto um guia local nos montou o seguinte roteiro: Vila de Jericoacoara, Pedra Furada, Praia do Preá e Lagoa Azul.
A Vila de Jericoacoara é algo difícil de explicar, mas seria uma mistura de Ilha do Mel/PR, por ser um lugar rústico, com as ruas de areia, com Pipa/RN pela grande quantidade de pousadas e porque a maioria das pessoas que estão ali não são mais nativos.
A praia é exuberante, pude tomar um banho de mar ao pé da duna e refletir sobre boas coisas para o ano que estava por chegar.
A próxima parada foi na famosa Pedra Furada, que não passa de uma imensa rocha esculpida pelas intempéries e é inexplicável a beleza que aquilo representa.

Pedra Furada - Parque Nacional de Jericoacoara.

Por fim, paramos na Lagoa Azul, de água doce e cristalina, formada no meio das dunas pela água da chuva, um verdadeiro aconchego.
O último dia de viagem foi marcado pela visita ao Monumento Natural de Beberibe, onde ficam as famosas falésias de areia colorida, um lugar muito bonito, mas altamente impactado devido ao vandalismo que sofreu em épocas anteriores.
A noite foi promissora, com a virada de ano no aterro da praia de Iracema com show do Caetano Veloso, Martnália e Bateria da escola de samba carioca Vila Isabel, completado pelo mais lindo espetáculo de fogos de artifícios que vi na vida, tudo isso para dar boas vindas ao ano das mudanças e escolhas mais complexas da minha vida.