quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tartarugas Marinhas

Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)

As Tartarugas marinhas pertencem ao Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Reptila, Ordem Testudine, Subordem Cryptodira e as Famílias Cheloniidae e Dermochelyidae, a primeira com 6 espécies descritas e a segunda com apenas 1 espécie. Das 7 espécies, 5 são encontradas no Brasil: tartaruga verde (Chelonia mydas), Cabeçuda (Caretta caretta), de couro (Dermochelys coriacea), de pente(Eretmochelys imbricata) e oliva (Lepidochelys olivacea).
Esses animais são conhecidos pela sua longevidade, alta capacidade migratória e impressionante capacidade de orientação, nadam por centenas de quilômetros, mas retornam para a praia onde nasceram para desovar. 

Capacidade Migratória das Espécies de Tartaruga encontradas no Brasil.

Tartarugas marinhas acasalam no mar, em regiões profundas ou próximas a costa, passam maior parte do tempo no mar, mas utilizam as praias para desovar. O período de desova é guiado pelas estações mais quentes do ano, as tartarugas escolhem as praias desertas e esperam escurecer, pois a temperatura da areia esta mais baixa e a escuridão as protege de possíveis predadores, escolhem o local adequado e com as patas dianteiras cavam o local onde realizará a postura, os ovos são esféricos, possuem casca calcária e cada ninho guarda cerca de 120 ovos.
Os ovos ficam incubados entre 45 a 60 dias, dependendo do calor do sol, quando eclodem as tartaruguinhas em movimento sicronizado cavam até atingir a superfície e correm em grupo em direção ao mar guiadas pela luz do horizonte.
Apesar dos esforços de pesquisadores e ongs, infelizmente as cinco espécies que encontramos no litoral brasileiro, ainda encontram-se ameaçadas de extinção. Segundo dados do TAMAR a cada 1.000 filhotes nascidos 1 ou 2 chegam a idade adulta e a maioria das espécies atingem maturidade sexual entre os 20 e 30 anos.
São diversas as ameaças sofridas por esses animais, que vão das naturais, predação principalmente quando filhotes e as antrópicas, como luzes artificiais que desorientam as tartaruguinhas quando saem dos ninhos, essas podem seguir em direção contrária ao mar devido a presença de luzes artificiais, pesca incidental, pois ficam presas em redes e anzóis, além do lixo marinho e outras coisas.
Preservar não só as tartarugas, mas todas as espécies é um dever de todos nós, não deixar lixo na areia das praias já é um bom começo e gosto sempre de repetir para os fumantes que bituca de cigarro também é lixo e pode ser muito prejudicial se for engolido por um animal.



Um comentário: