quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tartarugada



Dia 15/02/2011 foi um dia especial para os estagiários da Associação Guajiru, pois saímos numa Tartarugada. E para quem não sabe o que isso significa, eu explico: um monitoramento noturno em praia que ocorre desova de tartarugas marinhas, porque assim é possível avistar as fêmeas realizando a postura.
Estávamos com um número grande de estagiários no dia, então foi possível nos dividir em dois grupos, desta forma garantindo a segurança de todos. O grupo guiado pela coordenadora do projeto Rita Mascarenhas e pelas tartaruguetes Vanessa e Gabriela, seguiram com os demais estagiários seguiram ao sul da Praia de Intermares e o grupo que eu estava inserida junto com a Cami, o Mozart e mais outros estudantes, fomos para o norte da mesma praia.
Iniciamos a nossa tartarugada as 20h30m, todos foram dispostos a passar a noite percorrendo a praia, se assim fosse necessário, estavamos munidos de lanternas, canivetes, capa de chuva, lanchinhos e alguns friorentos portavam inclusive blusas de frio, porém as 20h40m o outro grupo já conseguiu avistar uma fêmea.
A tartaruga era da espécie popularmente conhecida como de Pente, E. imbricata, que coloca cerca de 150 ovos por ninho, ao avista-la o grupo deve se manter afastado até que esta inicie a desova.
Quando o animal sai do mar e encontra o local adequado para a nidificação, inicia o procedimento cavando o Body Pit, que é um buraco que a mantém camuflada. Depois de garantir a sua segurança, a tartaruga começa a cavar a câmara de ovos com as nadadeiras traseiras e inicia a desova, é a hora de se aproximar, pois a tartaruga entra numa espécie de transe e não se pertuba com o movimento ao seu redor, neste momento os biólogos iniciam procedimentos de biometria, marcação e coleta de material biológico, para pesquisas e acompanhamento da fêmea, que possibilitaram aperfeiçoamento nos mecanismos de conservação da espécie.
Depois da desova, a mãe tartaruga cobre os ovos e faz o disfarce da cama com as nadadeiras dianteiras e segue seu caminho de volta para o mar, a partir dai sua missão foi cumprida ss tartarugas marinhas não possuem cuidado parental, agora corre tudo por conta da natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário