quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Associação Guajiru







Associação Guajiru é uma ONG ( Organização Não Governamental), localizada na praia de Intermares, no município de Cabedelo/PB, atuante desde 2002 foi criada por biólogos e pessoas da comunidade preocupadas com a conservação ambiental, promoção da ciência e educação. Para atingir este objetivo trabalham com dois projetos: Tartarugas Urbanas e Escola do Surfista, que funcionam com apoio exclusivo de voluntários.
O projeto Tartarugas Urbanas move esforços para conservar as praias de João Pessoa em que ocorrem desova de tartarugas, garantindo a procriação das espécies e a convivência pacífica entre estes animais e os usuários da praia. A denominação do projeto foi escolhida porque a área de desova das tartarugas esta localizado dentro do perímetro urbano, portanto sujeita a diversos impactos ambientais negativos.
Das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil a Tartaruga de Pente ( Eretmochelys imbricata) é a mais comum no litoral paraibano, a temporada reprodutiva da espécie vai de novembro a junho, com picos de desova entre os meses de fevereiro e março. Uma mesma fêmea pode fazer mais de uma desova por período reprodutivo, colocando cerca  de 150 ovos por ninho. Já sofreu muito com a caça predatória, seu casco foi extremamente utilizado na fabricação de adornos como bijuterias, armação de óculos e pentes. Hoje em dia a 
espécie é classificada como criticamente em perigo de extinção (IUCN).
Nas praias de Intermares (Cabedelo/PB) e Bessa (João Pessoa/PB), são os locais que ocorrem maior concentração de desovas, porque, apesar da urbanização, as características naturais essências para que ocorra a desova permanecem próprias e isso se deve muito a atuação da ONG nestas praias. 
Religiosamente, todos os dias pela manhã, uma legião de voluntários sob a coordenação da Profa. Dra. Rita Mascarenhas, percorrem quilômetros de praia em busca de novos ninhos, reconhecidos pelo rastro deixado na areia e a "bagunça" típica deixada pela mãe tartaruga.



Rastro de tartaruga marinha na areia.


Pelo rastro conseguimos saber por onde a tartaruga subiu e por onde ela voltou para o mar. Na chegada ela esta mais pesada por causa dos ovos que carrega e o esforço é maior, fazedo marcas mais profundas na areia, enquanto na decida, bom "Para descer todo santo ajuda", logo o rastro é mais superficial.
Posteriormente, a câmara de ovos é localizada apenas por biólogos ou pessoas da comunidade treinadas, com procedimento que em outros tempos era utilizado por pessoas que consumiam os ovos.
Estes são cercados com madeiras e tela, para protege-lo da ação de predadores, inclusive o homem, são catalogados, numerados e monitorados diariamente. Quando há algum em área de risco e necessário fazer transposição dos ovos para uma área abrigada.



Ninho cercado, evidência de urbanização ao fundo.

Praias urbanas trazem uma série de imapactos ambientais negativos que refletem nas tartarugas. O trabalho é árduo, todo feito na raça, com muita força de vontade dos envolvidos e pouco dinheiro, mas é extremamente gratificante e me orgulho de poder fazer parte disso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário