segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sacolinha: bom para o mundo ou falso marketing verde??

Fonte: Facebook.




Nem sempre as coisas são o que parecem ser. 

Longe de mim ser contra a extinção das sacolinhas plásticas, distribuídas indiscriminadamente nos supermercados até a fatídica data 25/01/2012, escuto dos meus pais que na época da juventude carregavam as coisas em sacolas de papel e carrinhos de feira e viviam muito bem, obrigada, até o dia que resolveram lotar o mundo de sacolas plásticas por todos os lados (por todos os lados mesmo!).
Quem nunca na vida levou umas sacolinhas a mais para casa, pois estas eram distribuídas de "graça"!!!! Gratuitamente mesmo, sabemos que nem "injeção na testa", porque o preço gasto é revertido para os produtos que compramos, mas obviamente que agora que estas não existem mais teremos descontos!!!! 
Bom, já somos crescidinhos e sabemos que contos da carochinha não existem, não teremos descontos, os supermercados não nos ofereceram nada no lugar e ainda saem bonitos no pedaço, pois levantam a bandeira da sustentabilidade!!!
Algo que alguns especialistas chamam de falso marketing verde: Por livre e espontânea vontade, antes mesmo que a lei fosse sancionada, as sacolas plásticas foram retiradas de circulação, como uma iniciativa em prol do meio ambiente, mas enquanto isso dentro destes estabelecimentos comerciais, ainda imperam produtos e mais produtos lotados de material plástico em suas embalagens, ainda investem fortunas em campanha publicitária para vender mais do que os seres humanos precisam, continuam incentivando o desperdício de alimentos e ainda usam mão de obra barata nas suas instalações, com condições horríveis de trabalho.
As sacolas retornáveis (Ecobags), tão disseminadas, bonitas e ainda estão na moda, muitas são de plástico com uma vida útil curta, ou seja, viraram resíduo logo e ainda umas que são comercializadas no Pão-de-açúcar são produzidas no Vietnã, a partir de trabalho praticamente escravo.
A bandeira da sustentabilidade é marca da transformação sócio ambiental, é a mudança de comportamento e de padrões de consumo, não vejo isso acontecer.
Precisamos de educação e não repressão (porque não adianta você ser a favor ou contra, as sacolas plásticas vão sair de circulação, como disse o jornalista do SPTV ao anunciar a medida)!!!
Educação ambiental, para mudar os padrões insustentáveis de consumo, necessitamos de coleta seletiva acessível a todos e erradicação da pobreza.
Sou contra sacolas plásticas, ainda mais eu que vi muita tartaruga morta com muito plástico dentro do seu sistema digestório, mas sou totalmente contra como essas coisas acontecem e como essa informação é disseminada.
Sugiro que continue a tomar atitudes sustentáveis no seu dia-a-dia, mas não se deixe enganar pela falsidade ideológica promovida pelo capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário