sexta-feira, 4 de maio de 2012

São Paulo, a Virada Cultural e a nossa programação.


Bom dia, Sampa!!

O alvorecer
Pia robóticamente
E pinta cinzento
Cinza, cinza de todos os tons.

O susto!
Um salto magistral
Invoca o novo dia.
Passos apressados
Alegres desencorajados
Acostumados a já saber o que fazer.

Diversas faces
Passam despercebidas
Faces,vidas,artes
Atemporalidade e diversidade
Convivem de forma não-harmônica.

Agonizam seus seres
Da estupidez desse clima
Chuva
As relações se complicam
Sol
O calor que aterroriza.

Triste realidade
dos filhos que não te enxergam
bela e solitária
abandonada por seus amantes, poucos.

Miséria e luxúria
Desaparecem
Aos desapercebidos
Mútuos obscuros
Percebem o que lhes convém.

Deliciosa e conturbada
Ousada e desinteressada
Amores e dores.
Paradoxos que carregam as vidas que lhe cabe.

Terra, Sampa!
Formas de ver
Formas para ver
Aprender a mudar e a cuidar.



   Para mim a Virada Cultural representa justamente essas diferentes formas de enxergar São Paulo: no centro,  a deus dará, coexistem harmonicamente todas as tribos, gerações, cores e classes sociais; de cada bueiro sujo e fedorento explode cultura que contamina por 24 horas toda a cidade, com   visões verdadeiras de tudo que se aspira para um mundo melhor; das representações do passado acontecem apresentações da boa criação que há no presente.
   Atrações comerciais quase sempre ficam de lado e dissemina-se o importante: a reflexão, a ideia, o belo, o feio, o engraçado, o antigo, a imaginação, o gostoso, o frio e também o calor, os pacíficos e agressivos.
   Contudo, proponho encarar a multidão só para ver a São Paulo que geralmente é para poucos, sendo, por apenas 24 horas, para todos.
  Venham todos rir, amar, admirar e não esqueçam de fazer sua pré-programação, pois são muitas as atrações, como dica deixo a programação feita por mim e Moreno Dantas, meu fotógrafo, meu namorado.

05/05:

15h Maria Rita canta Elis Regina - Pq da Juventude (Não faz parte da programação oficial da Virada Cultural, mas considero imperdível).
18h - Ray Lema - Pça. Julio Prestes
19h - Mccoy Tyner - Pça da República
20h - Balé da Cidade - Viaduto do Chá
21h30 - Lou Donaldson - Pça. da Republica

06/05

00h00 - André Abunjamra
2h00 - Los Alamos -
5h00 - Bixiga 70 - Pça. Julio Prestes
8h00 - Katchafire - Pça Julio Prestes
14h30- Espetáculo Infantil - Casa das Rosas (Vamos levar o José Carlos)
18h00 - Swiss College Dixie - Av. Brigadeiro Faria Lima

Durante todo o tempo: Praça de alimentação com alta gastronomia no Minhocão e , para os fotógrafos por natureza, saídas fotográficas para clickar cada momento especial.

Programação completa você encontra: http://www.epungo.com.br/virada-cultural







quinta-feira, 3 de maio de 2012

Associação Guajiru no evento Viva a Mata! 2012.


   Entre os dias 18 e 20 de maio, das 9h as 18h, na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera acontecerá o Viva a Mata, idealizado pela Fundação SOS Mata Atlântica. Este é o maior evento de meio ambiente que exite no Brasil e possui o objetivo de comemorar o Dia da Mata Atlântica (27 de maio) e através de ações lúdicas, educativas e de bem -estar, lembrar aos participantes a importância desse bioma tão ameaçado.
   A Mata Atlântica se estende por toda a costa brasileira e devido a grande urbanização ao longo desta, possui menos que 7% da sua cobertura vegetal, fato triste e preocupante, é característico desse bioma o alto endemismo ( espécies que só existem nesse local), diversas paisagens e ecossistemas distintos. 
Será destaque nessa edição a conservação dos ecossistemas costeiros (como as restingas e manguezais) e marinhos.
    
   Quem for até lá não deixe de visitar o stand da ONG Associação Guajiru - Ciência, Educação e Meio Ambiente, paraibana por natureza, seu trabalho é focado em conservação in situ de tartarugas-marinhas e educação ambiental, e vem com tudo para fazer os visitantes  do Viva a Mata aprenderem tudo sobre esses animais encantadores e sobre a importância da preservação da restinga e dos ecossistemas marinhos.
No stand as pessoas, de forma lúdica e interativa, conhecerão em minúcias como as tartarugas-marinhas desovam, qual é o trabalho diário dos biólogos voluntários do projeto, entenderão quais são as ameaças a estas espécies e o que podemos fazer para ajudar as tartarugas a continuarem existindo no planeta.       
         
   Quem quiser conhecer mais sobre o projeto visite  site ou leia posts antigos desse blog.
       
  Aproveito para lembrar que a Guajiru não possui instituição financiadora e sobrevive da venda de souvenires na lojinha da sede provisória e do apoio do Bar do Surfista e da lanchonete Tartaruga Burguer, vir a São Paulo está sendo muito dispendioso, logo peço aos  leitores que desejarem colaborar divulgando a visita do projeto ou quem puder ajudar financeiramente, seja qual for o valor, entre em contato através do e-mail: contato@guajiru.com.br