terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Estágio Associação Guajiru/Projeto Tartarugas Urbanas - João Pessoa/PB

No mês de fevereiro de 2010 visitei a capital paraibana João Pessoa e então tive a oportunidade de conhecer o projeto Tartarugas Urbanas, o qual me causou admiração pelo trabalho realizado na praia de Intermares, principalmente por esta estar localizada dentro do perímetro urbano da Grande João Pessoa, com presença de fatores que ameaçam a biodiversidade como a destruição do habitat pela especulação imobiliária e projetos urbanísticos, grande visitação pública e acúmulo de resíduos sólidos.
Agora tenho a oportunidade de participar deste projeto, que para mim significa atuar com as áreas da biologia que mais me identifico e acredito como fundamental e transformador, que são o manejo, a educação ambiental e o planejamento através da gestão costeira integrada e compartilhada.
Em minha opinião, estratégias de conservação in-situ são essenciais para a manutenção da biodiversidade e quero colaborar para que as dificuldades sejam enfrentadas, como: manter áreas protegidas, recuperar áreas degradadas, proteger a espécie de predadores e assegurar a reprodução.
As ações que priorizem mobilização e conscientização da população na conservação ambiental são fundamentais para ter sucesso com a prática de manejo, portanto me interesso em participar em ações de educação ambiental pela certeza do poder transformador dessa prática.
Toda ação proposta deve ser bem planejada, portanto a gestão costeira integrada entre os diversos setores e compartilhada com todos os envolvidos é muito importante para que os objetivos finais sejam cumpridos com excelência.
Há também o desafio pessoal de passar um tempo em outra cidade, com outra cultura e clima, além de ficar longe de casa e sair da zona de extremo conforto. Mas, aposto que será incrível e voltarei outra de lá.
Enfim...bye São Paulo... e João Pessoa, lá vou eeeuuuu!!!!


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Tartarugas Marinhas

Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)

As Tartarugas marinhas pertencem ao Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Reptila, Ordem Testudine, Subordem Cryptodira e as Famílias Cheloniidae e Dermochelyidae, a primeira com 6 espécies descritas e a segunda com apenas 1 espécie. Das 7 espécies, 5 são encontradas no Brasil: tartaruga verde (Chelonia mydas), Cabeçuda (Caretta caretta), de couro (Dermochelys coriacea), de pente(Eretmochelys imbricata) e oliva (Lepidochelys olivacea).
Esses animais são conhecidos pela sua longevidade, alta capacidade migratória e impressionante capacidade de orientação, nadam por centenas de quilômetros, mas retornam para a praia onde nasceram para desovar. 

Capacidade Migratória das Espécies de Tartaruga encontradas no Brasil.

Tartarugas marinhas acasalam no mar, em regiões profundas ou próximas a costa, passam maior parte do tempo no mar, mas utilizam as praias para desovar. O período de desova é guiado pelas estações mais quentes do ano, as tartarugas escolhem as praias desertas e esperam escurecer, pois a temperatura da areia esta mais baixa e a escuridão as protege de possíveis predadores, escolhem o local adequado e com as patas dianteiras cavam o local onde realizará a postura, os ovos são esféricos, possuem casca calcária e cada ninho guarda cerca de 120 ovos.
Os ovos ficam incubados entre 45 a 60 dias, dependendo do calor do sol, quando eclodem as tartaruguinhas em movimento sicronizado cavam até atingir a superfície e correm em grupo em direção ao mar guiadas pela luz do horizonte.
Apesar dos esforços de pesquisadores e ongs, infelizmente as cinco espécies que encontramos no litoral brasileiro, ainda encontram-se ameaçadas de extinção. Segundo dados do TAMAR a cada 1.000 filhotes nascidos 1 ou 2 chegam a idade adulta e a maioria das espécies atingem maturidade sexual entre os 20 e 30 anos.
São diversas as ameaças sofridas por esses animais, que vão das naturais, predação principalmente quando filhotes e as antrópicas, como luzes artificiais que desorientam as tartaruguinhas quando saem dos ninhos, essas podem seguir em direção contrária ao mar devido a presença de luzes artificiais, pesca incidental, pois ficam presas em redes e anzóis, além do lixo marinho e outras coisas.
Preservar não só as tartarugas, mas todas as espécies é um dever de todos nós, não deixar lixo na areia das praias já é um bom começo e gosto sempre de repetir para os fumantes que bituca de cigarro também é lixo e pode ser muito prejudicial se for engolido por um animal.



Chelonias ou Testudines ( Tartarugas, Jabutis e Cágados)

Acasalamento de jabutis

Os Quelônios são os répteis mais antigos e evoluiram pouco com a passar dos 200 milhões de anos, habitam regiões tropicais e temperadas e diferenciam-se dos outros répteis principalmente pela presença do casco embutido no esqueleto, que permite ao animal esconder-se por completo dentro dele.
São divididos em duas subordens: Cryptodira, são os que conseguem guardar a cabeça no casco em um só movimento e Pleurodira, que colocam a cabeça dentro do casco através de movimentos laterais.
Normalmente as pessoas tendem a chamar todos esses animais de "tartaruga", mas diferenças anatômicas, fisiológicas e de habitats entre as famílias:
- Cágados pertencem a subordem Pleurodira, são semi-aquáticas, possuem pés com membranas para nadar e dedos com garras para sair do rio e cavar os ninhos e possuem o casco achatado.
- Jabutis: são Cryptodira, com casco arredondado e essencialmente terrestres, possuem dedos com garras e patas troncudas para sustentar o tronco pesado.
- Tartarugas de água doce: Cryptodira, casco achatado e semi-aquáticas.
- Tartarugas marinhas: Cryptodira, patas traseiras semelhantes a remos, casco achatado e curto na região anterior, vivem nos oceanos.
Todas são ovíparas e colocam seus ovos no ambiente terrestre em covas cavadas pelas fêmeas, a quantidade de ovos varia entre as espécies.
A determinação do sexo dos filhotes de quelônios na maioria das espécies é definido pela temperatura do ninho, se o grau de calor for alto os filhotes serão fêmeas e se for baixo serão machos.
O casco é formado por duas partes: a superior, denominada carapaça e a inferior, o plastrão, juntas formam uma camada óssea externa de placas ásperas e as costelas e colunas são fundidas a carapaça.
Os pulmões são grandes e estão ligados a carapaça por isso é um prática perigosa para esses animais quando pessoas sobem em cima dos jabutis, pois tanto a inalação quanto a expiração requerem atividade muscular, logo essa compressão em cima da carapaça pode comprometer a atividade respiratória do animal.


Répteis

A demoninação Reptila vem do latim reptum que significa rastejar, referindo-se ao modo de locomoção desses animais.
Os répteis foram os primeiros vertebrados a colonizarem os locais secos no ambiente terrestre, isso se deve a uma série de adaptações evolutivas, como: ovo amniótico com casca resitente a perda d'água, respiração pulmonar, órgão copulador que transfere os espermatozóides diretamente para o aparelho reprodutor da fêmea,  pele seca e não mucosa com escamas ou escudos com a função de aumentar a proteção ao atrito e perda d´ água, esqueleto ósseo e musculatura bem desenvolvida em relação aos anfíbios.
O tamanho desses animais são altamente variáveis como as lagartixas de poucos centímetros aos gigantes dinossauros de mais de 24 m.
Estes animais possuem temperatura corporal variável (ectotérmicos), ou seja não conseguem, como as aves e mamíferos, manter sua temperatura corpórea constante e sim é variável conforme o meio ambiente. Por isso, apesar de existirem em todos os principais habitats, são comuns em regiões áridas e semi-áridas, além disso quem nunca observou répteis expostos ao sol? Isso geralmente acontece após se alimentarem, pois há um aumento da temperatura corpórea que promove aceleração do metabolismo.


 Cobra no sol encontrada numa trilha no município de Campina do Monte Alegre/SP


As Ordens mais conhecidas da Classe Reptila são Squamata (largatos e cobras), Chelonia ou Testudine (tartarugas e jabutis), Crocodilia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara da Nova Zelândia).
A maioria dos répteis habitam regiões tropicais e subtropicais, via de regra tartarugas e cobras são mais comuns em regiões úmidas, largatos em territórios áridos, crodilianos nos brejos ou rios. Largatos e cobras são a maioria terrestres, mas algumas sobem em rochas e árvores a procura de alimentos e algumas serpentes tropicais são predominantemente arbícolas. Tartarugas vivem perto ou dentro d'água e jabutis são exclusivamente de regiões secas.
A maioria dos répteis são carnívoros, mas jabutis , algumas tartarugas e poucos largatos alimentam-se de plantas.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Fortaleza

Dia 25/12, ora de partir!! Mochila nas costas e pé na estrada, aliás em falar em mochila, estou a cada viagem mais orgulhosa da minha, depois de tanto penar com peso extra nas costas, finalmente consegui me livrar do desnecessário!!


Vista da capital cearense da janela do apartamento no flat.


Fortaleza é capital com forma de capital: praias urbanas sujas, prostituição, pobreza, um mar da cor azul turquesa e para começar um baião de dois com bastante pimenta.
Fiquei hospedada no flat Brasil Tropical (http://www.brasiltropical.com.br/), simples e aconchegante, localizado  na praia de Meirelles, uma quadra da praia e apartamento com vista para o mar.
O cronograma dessa viagem foi: Prainha, Canoa Quebrada, Beach Park, Cumbuco, Jericoacoara, Morro Branco e Praia das Fontes.
No domingo dia 26/12 fomos a Prainha, localizada nos arredores do Beach Parque é uma praia bonita, nada de especial, talvez a enorme quantidade de turistas que a visitam nesta época do ano ofusquem a beleza natural do lugar, mas com o pézinho na areia e uma cerveja gelada na mão é o suficiente para me fazer feliz.


Canoa Quebrada

Dia 27/12 foi dia de Canoa Quebrada, tão reverênciada e indicação obrigatória por todos que conversei antes de viajar, mas infelizmente minhas impressões foram as mesmas descritas sobre a Prainha.


Insano, no Beach Park, possui 41m de altura e
 seu corpo chega a atingir 105km/h

Terça-feira, e tcharamm: Beach Park(http://www.beachpark.com.br/), fiz diversas objeções a este passeio, principalmente pelo alto preço do ingresso (R$120,00) e também por já ter ido nos parques aquáticos de São Paulo e Porto Seguro, porém aquele é muito diferente destes e confesso ter adorado despencar de todos aqueles toboáguas!!!
Bom, Tia Lila já diz que eu sou a cagona mais corajosa que ela conhece, para ir no parque aquático eu preciso vencer a hidrofobia e a claustrofobia, algo que as vezes torna-se vexatório, pois imaginem um ser parado em frente a entrada do toboágua olhando e pensando no que pode me ocorrer no caminho, pedindo para as pessoas passarem na sua frente, dando vários indícios de que vai desistir, mas depois de uns 10 minutos resolve ir!!! BIZARRO!!!
Foi em todos os mais radicais, mas não pensem que me arrisquei neste da foto, o Insano. Tive uma experiência com um brinquedo parecido com este, mas com menos altura no Paradise Water Park em Porto Seguro, a qual não me agradou, então optei por não sentir tamanha emoção novamente, porque uma medrosa convicta, mas aventureira tem em sua mente que deve enfrentar pelo menos uma vez na vida o que te aflinge.
Enfim,acredito ser este parada obrigatória àqueles que visitarem Fortaleza!


Passeio de bug em Cumbuco

Dia de Cumbuco (29/12), a praia mais bonita que avistei até esse momento da viagem. Curti a praia e fiz um passeio de bug (R$35,00 por pessoa) de 1h10m com muita emoção nas dunas, vistas paradisíacas e uma parada para o tradicional skibunda por R$ 5,00.


Parque Nacional de Jericoacoara - Ceará/Brasil (Tudo Nosso!!)


Dia 30/12 e a renovação da alma, viajamos 317 km num bate volta insano, mas altamente imperdível: Jericoacoara (http://www.portaljericoacoara.com.br/).
Há uma estrada boa que liga Fortaleza a Jijoca de Jericoacoara, a partir deste ponto é necessário alugar uma 4x4 para adentrar no Parque Nacional.
Como tempo era curto um guia local nos montou o seguinte roteiro: Vila de Jericoacoara, Pedra Furada, Praia do Preá e Lagoa Azul. 
A Vila de Jericoacoara é algo difícil de explicar, mas seria uma mistura de Ilha do Mel/PR, por ser um lugar rústico, com as ruas de areia, com Pipa/RN pela grande quantidade de pousadas e porque a maioria das pessoas que estão ali não são mais nativos.
A praia é exuberante, pude tomar um banho de mar ao pé da duna e refletir sobre boas coisas para o ano que estava por chegar.
A próxima parada foi na famosa Pedra Furada, que não passa de uma imensa rocha esculpida pelas intempéries e é inexplicável a beleza que aquilo representa.


 Pedra Furada - Parque Nacional de Jericoacoara.




Por fim, paramos na Lagoa Azul, de água doce e cristalina, formada no meio das dunas pela água da chuva, um verdadeiro aconchego.
O último dia de viagem foi marcado pela visita ao Monumento Natural de Beberibe, onde ficam as famosas falésias de areia colorida, um lugar muito bonito, mas altamente impactado devido ao vandalismo que sofreu em épocas anteriores.
A noite foi promissora, com a virada de ano no aterro da praia de Iracema com show do Caetano Veloso, Martnália e Bateria da escola de samba carioca Vila Isabel, completado pelo mais lindo espetáculo de fogos de artifícios que vi na vida, tudo isso para dar boas vindas ao ano das mudanças e escolhas mais complexas da minha vida. 





quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Armagurado

- Uma bebida?
- Não, Obrigada. – (O álcool não é remédio para tudo – pensei).
- Podemos continuar?
- Se for produtivo, do contrário prefiro ficar só, com minhas amarguras do mundo perdido em injustiças.
- Será, eu prometo.
- Acho que não, de qualquer forma meu sangue sempre escorrera  e borbulhará  como um vulcão enfurecido.
- Te amei, mas...
- Nada de clichês opacos e sem vida, já que me faz perder o tempo e a cabeça, ao menos use a criatividade!!
- .......
- Agradeço o silêncio, ao menos respeita a minha dor.
- Você vai sair dessa!! Você merece!
- Amigo, o que pretende??
- Fazer com que encontre a verdade sobre ti.
- A verdade nua é essa, o  que despencou foi o conto de fadas em que eu vivia!
- Veja melhor, sua vida assim destruída...
- Destruída!!! Jamais!!! Apenas animada demais, como uma montanha russa. Quer saber, não sei o que faço aqui, idiotice a minha pensar que poderia superar. Tudo sujo e deserto, só caminho entre a destruição e o medo, mundo perverso, repleto de desejos voluptuosos, reprimidos pela moral. Num lugar onde os bens é que mandam, você acha possível encontrar o verdadeiro amor?
- Sim, sempre há lugar para o amor.
- Ok, conta outra, desisto de tudo, menos da vida, por covardia é claro.
- Você me assusta! Isso é um verdadeiro drama!
- Drama porque não fui eu que destruí sua vida e sim você que destruiu a minha! Quer a verdade, não é!!?? Essa é a verdade!! Me faço de forte todo esse tempo, para não parecer vítima, para não ter dó de mim mesma! Me refaço aos poucos e até me divirto, mas desacreditei em muita coisa! Culpa sua!!
- Como um país mal colonizado?
- Não, isso é muito mais complexo, mas como uma floresta destruída, você pode até recuperá-la, mas jamais será a mesma, entende?
- Normal?
- Desde que você não perca a sua essência boa e eu não sou mais uma pessoa boa, sou cruel com os outros como você foi comigo...um pouco pior talvez, tenho prazer em deixar as pessoas na lama!
- Enlouqueceu!!
- Só se for de tédio, com essa conversa infeliz, tem muito espaço lá fora, preciso ir, vou tentar me encontrar.
- Vamos nos ver mais vezes!!!
- Que animado!! Desculpe meu bem, mas você me causa náuseas. Espero não ver essa sua cara insolúvel nunca mais!!! – (irritação)
- Espere!! Tenho um presente!!
(Risos Cômicos)
- Você sempre tem presentes, não é? Tudo bem, dê-me, adoro-os,  como marca de mais uma despedida, entre tantas. Adeus!
Sai, cospe na cara do ser amado.
Na rua, entrega o presente ao primeiro mendigo, o qual abre e se depara com um bilhete premiado da mega-sena.
Resmunga:
- Sempre te amarei, seu canalha!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Paz


Seu lindo sorriso
lembranças que me fazem bem,
Uma alegria maravilhosa.
sinto saudade de seus olhos, de seu rosto,
de seu modo de olhar pra mim
mesmo que nunca tenha sido com amor
sempre senti muito carinho
e este me conforta.
Bela menina, grande mulher!
Um sonho que ainda tenho
de te rever, de te ver sorrir
e novamente ter este olhar em minha direção.


(Renato Loeb)